Alimentação Equilibrada

OS FATORES DA LONGEVIDADE DE VERANÓPOLIS: 4º ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Os idosos de Veranópolis costumam fazer refeições regulares e equilibradas, garantindo uma nutrição saudável (rica em verduras, frutas e legumes).

Diversas pesquisas nutricionais apontaram, ao longo destes anos, que estes idosos ingerem em média as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras, conforme os padrões indicados pela Organização Mundial da Saúde.

Além disso, diversos estudos internacionais mostram que o vinho contém substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres. Uma destas substâncias é o resveratrol, encontrado nos vinhos produzidos aqui, os quais são consumidos de forma moderada durante as refeições por grande parte dos idosos.

Anexo: Dissertação de Patricia Chagas Durgante 2004 Mestrado em Gerontologia Biomédica PUCRS. (não encontrado on-line). Disponível na biblioteca do Instituto Moriguchi. Conclusão da dissertação: “Verificamos neste estudo que os idosos longevos de Veranópolis têm uma ingestão balanceada de macronutrientes.” Comentário final da dissertação: “Através de todos os resultados encontrados podemos dizer que a dieta balanceada continua sendo uma das importantes maneiras para a prevenção da doença arterial coronariana, para a promoção da saúde e da longevidade.”